Ajouter un commentaire

Usuários e Permissões PORTUGUESE 100% wait first revision.

IN TRANSLATION PROCESS

Grupal 21ª KDDAs pessoas simplesmente tentam usar o Joomla! website que vocês criaram para ela - de uma forma ativa ou passiva. A melhor experiência, o melhor  website será percebido. Joomla! - com cada CMS diferenciado entre visitantes e usuários registrados e com diferentes permissões. Os visitantes costumam chegar através de motores de busca ou recomendações de páginas de relacionamentos sociais e podem tornar-se usuários ao se cadastrar. Usuários já registrados em sua maioria sabem o que estão procurando e chegam ao seu site com certas expectativas.

Quanto mais usuários seu site tem mais complexos o tópico de usuários e permissões tornar-se. Em versões anteriores do Joomla! 1,6, houve um sistema estático que consistia em grupos de usuários, permissões e níveis de acesso que não poderiam ser alterados. Com Joomla! 2.5, o sistema antigo ainda está funcionando como a configuração padrão de uma poderosa lista de controle de chamada de acess control list  (ACL).

Cada acesso ao site será avaliado por um Grupo de Permissão, mesmo um acesso como visitante. Após registrar seu Joomla! website, o usuário irá automaticamente tornar-se um membro do Grupo de Permissão. O grupo tem permissões predefinidas e pertencem a  um nível de acesso (access level). Um nível de acesso pode possuir vários Grupos de Permissão. Um grupo pode possuir várias quantidades de usuários/visitantes. As permissões podem ser herdadas e alteradas de várias maneiras.

Vamos começar dando uma olhada no processo de registro .

Registro e Login

O Primeiro processo de registro do ciclo de vida do seu website foi concluida com a instalação do Joomla!. Na última etapa será solicitado um nome de usuário ,e endereço de email e senha. A pessoa que instalou o Joomla! é agora super administrador, que tem permissão total do site. E é por isso que cada Joomla! website tem-se pelo menos uma conta de usuário. e somente este usuário pode modificar o site em Usuário - Gerenciamento de Usuários - Opções (Figura 1).

cocoate.com/node/6067

Figura 1: Opções de Usuário

No seu website Joomla!, você pode criar quantos usuários você desejar. Você também pode permitir que os visitantes também se registrem. Dependendo das suas permissões, os usuários podem criar seu próprio conteúdo e ver o que foi criado em sua conta.

Opções do usuário

As opções de usuário do formulário tem três guias:

  • Componente
    Nesta área, você pode configurar se você gostaria mesmo um formulário de cadastro em seu site ou não. Um dos novos recursos desde Joomla! 1,6 é a possibilidade de predeterminar quais convidados do grupo de usuários deva ser atribuído, e que grupo de usuários usuários recém-registrados são por padrão.
  • E-mail em massa
    É possível enviar um e-mail em massa para seus usuários. Nesta guia você pode configurar as configurações de email estáticos.
  • Permissões
    Nesta guia você pode gerenciar as configurações de permissão para cada grupo de usuários.

Login

Os visitantes podem se registrar no site. Joomla, portanto, haverá de ter um módulo de login, que pode ser posicionado no local (Figura 2). 

cocoate.com/node/6067

Figura 2: Módulo de Login

Este módulo pode ser configurado com muitas características adicionais como texto personalizado, SSL e criptografia de login / logout de redirecionamento. Dê uma olhada em Extensions - Module Manager (Figura 3).

cocoate.com/node/6067

Figura 3: Opções do Módulo de Login

A vantagem do formulário, que é entregue pelo módulo de login, é que não há necessidade do usuário clicar em um link antes do registro no formulário que é exibido. Se essa ação não é necessário ou se você não quiser ter o formulário de login como um módulo, você também pode criar o formulário através de um componente. Para fazer isso, você só tem que criar itens de menu com os tipos de item desejado do menu (Figura 4).

cocoate.com/node/6067

Figura 4: Tipos de item de menu para os usuários

Outros campos de perfil

Em versões anteriores sómente era possivel adicionar campos no formulário de registro se uma extensão adicional fosse usada. Para resolver este problema e conectar os dados do usuário com o componente, Joomla! 2.5 na parte administrativa foi equipado com um plug-in chamado User Profiles. In Extensions - Plug-in Manager, você pode ativar e configurar o plug-in (veja também Contact component). Este módulo adiciona vários campos, até mesmo o termo opcional de serviço, na qual o usuário clica durante o processo de registro para aceitar os termos do serviço.(Figura 5).

cocoate.com/node/6067

Figura 5: Campo de perfil Adicional

Dica: Para um melhor gerenciamento de funcionalidade incluindo um formulário extendido, perfil adicional e campos de registro, fluxo de trabalho de adesão, guias de perfil, etc. Uma extensão de gerenciamento e adesão de usuários como e.g. Community Builder é necessário.

Grupos de Usuário

A idéia de um grupo de usuários ACL é criar conjuntos de permissões no nível de controle de acesso do Joomla. Isto não deve ser confundido com outros recursos disponíveis através de extensões adicionais  (e.g., GroupJive) que permitem aos usuários se organizarem em grupos de interesse pessoal..

"Se você quer ser um autor em nosso site, você vai precisar das seguintes permissões."

Em vez de atribuir essas permissões a cada usuário, eles são atribuídos a um grupo. O utilizador individual é então atribuído a um ou mais grupos. Imagine que você tem 10.000 usuários em quatro grupos diferentes. É fácil para o administrador para alterar as permissões para cada um dos grupos. Sem grupos você teria que mudar cada conta de usuário manualmente. No entanto, quanto ao uso de grupos, você só tem que alterar as permissões de uma vez!

No Joomla! 2.5 você pode criar muitos grupos de usuário da maneira que desejar. In User Manager - Groups, você pode encontrar  uma visão geral de todos os grupos que estão no  Joomla! (Figura 6).

cocoate.com/node/6067

Figura 6: Os grupos de usuários

A configuração padrão é a mesma que foi para Joomla! 1.5. Se você está confortavel com essa configuração , não será necessária mudar nada.

Permissões padrão para grupo de usuários do frontend:

  • Grupo Registrado
    Um usuário registrado pode logar-se , editar suas credenciais e ver partes do site que usuários não registrados não tem acesso.ee.
  • Grupo de Autores
    O autor pode fazer tudo que um usuário registrado pode. Um autor também pode escrever artigos e modificar seu próprio conteúdo.Geralmente, há um link no menu de usuários para isto.
  • Grupo Editor
    O editor pode fazer tudo que um autor pode. Um editor também pode escrever e editar todos os artigos que aparecem no front end.
  • Editores de grupo
    O Editor pode fazer tudo que um editor pode. O editor pode também escrever e editar qualquer informação do artigo que estiver no frontend.Além disso, o editor pode decidir quais artigos serão publicados ou não.

Permissões padrão para grupos de usuário do back-end:

  • Gerenciamento de grupo
    Um gerente pode criar conteúdo e ver várias opçoes sobre o sistema. Ele não está autorizado a:
    • Gerenciamento de Usuários
    • Instalar módulos e componentes
    • Atualizar um usuário para super administrador ou altera-lo para super administrador
    • Alterações no menu e itens do Site | Configuração global
    • Mandar e-mail em massa para todos usuários
    • Mudar e/ou instalar templates ou arquivos de linguagem
  • Administrador
    Como administrador não é permitido:
    • Atualizar um usuário para super administrador ou altera-lo para super administrador
    • Alterações no menu e itens do Site | Configuração global
    • Mandar e-mail em massa para todos usuários
    • Mudar e/ou instalar templates ou arquivos de linguagem
  • Super Administrador ou Super Usuário
    Este usuário tem permissão para executar todas funções administrativas do Joomla!.Somente um super administrador pode adicionar um outro super administrador.

Os níveis de acesso

Os grupos de usuário podem ser atribuídas aos niveis de acesso. Portanto, temos usuários atribuidos a grupos, e grupos ligados a níveis de acesso.ser groups can be assigned to access levels.(Figura 7, Figura 8)

cocoate.com/node/6067

Figura 7: Os níveis de acesso

cocoate.com/node/6067/

Figura 8: Grupos atribuidos a um nível de acesso

Porquê níveis de acesso ?

Como vimos, os níveis de acesso são conjuntos de grupos. Com a combinação de grupo de permissão e níveis de acesso, resolver caso de usos se torna possível. Em um artigo, por exemplo, você pode limitar um grupo de acesso e nível de acesso.(Figura 9).

cocoate.com/node/6067/

Figura 9: Níveis de acesso em um artigo.

Tal funcionalidade é necessária, a fim de limitar o acesso a conteúdos e funções em organização de grande porte ou para suportar sites e-commerce e serviços baseados em assinaturas de casos de uso em sites Joomla. O sistema Joomla! ACL não é somente para funções e conteúdos essenciais do Joomla, mas também está disponivel para uso em extensões do Joomla. No mesmo exemplo do Community Builder e outros gerenciamentos de usuários que podem tirar proveito da funcionalidade da ACL.

Notas do Usuário

Você será capaz de criar notas com as datas de revisão para cada usuário (Figura 10). É possivel agrupar as notas do usuário em categoria. Este recurso permite que você configure um fluxo de processo do trabalho, para rever as contas de usuário. É possivel ordenar as notas de usuário por data (Figura 11).

cocoate.com/node/10312

Figura 10: Nota do utilizador

cocoate.com/node/10312

Figura 11: Lista de notas de usuários

Usuários de email em massa

Às vezes você quer enviar uma mensagem via e-mail para todos os seus usuários. Outras vezes você quer enviar a mensagem apenas a um grupo de usuários ou somente para aqueles que têm acesso ao backend. Enviar e-mails é sempre um pouco delicado. Ninguém quer ser um spammer e ninguém quer receber SPAM, por isso tome cuidado!

Para poder usar o componente de envio de email em massa para usuários  , você deve configurar o Joomla! para envio de email nas Configurações globais Servidor Configurações de e-mail. Você deve configurar o assunto e Corpo do e-mail em Usuário e-mail em massa: Opções - Email em massa.

A interface de usuário do componente de  Envio de e-mail em massa  é fácil de entender. Você pode escolher um grupo de usuário ou aqueles usuário que receberão o e-mail. Desde o  Joomla! 1.7 é possivel decidir (bloquear) usuários que devem ou não receber o e-mail.

Você pode determinar se os sub grupos de usuário podem também receber e-mails, se o e-mail é em formato html ou em texto simples, e se todos usuários estão listados no e-mail ou marcado como CCO   (Copia carbono oculto). A mensagem tem um assunto e um corpo de e-mail. Você pode usar html , mas nenhum editor wysiwyg é fornecido (Figura 12).

cocoate.com/node/8628

Figura 12: Formulário de email em massa

Armazenar e-mails em massa em Joomla! não é possível. Após o preenchimento do formulário, clique no ícone e-mail para envia-los. Agora os e-mails estão sendo enviados.